A importância da gestão por indicadores na execução da estratégia
top of page
  • Foto do escritorAndré Vidmar

A importância da gestão por indicadores na execução da estratégia

O mundo mudou. As redes sociais, a globalização e a era da informação provocaram profundas mudanças sociais, de relacionamento e do comportamento de consumo que afetaram definitivamente o mundo corporativo. Entenda porque indicadores estratégicos de desempenho são essenciais para o seu negócio.


Alguns mercados se ampliaram, outros foram exauridos, outros que não existiam, nasceram. O poder de compra das classes sociais menos favorecidas aumentou notadamente. Surgiram novas demandas, a democratização da tecnologia e do acesso a informação é uma realidade. A inovação deixou de ser um diferencial para se tornar um fator de sobrevivência nos negócios.



Diante desse cenário, é fundamental que as empresas tenham um planejamento estratégico formalizado, que permita nortear de maneira estruturada suas ações e buscar o alcance dos objetivos e metas futuras, como, por exemplo, melhoria de performance, ampliação do market share, conquista de novos mercados, etc. Mas somente planejar ou definir bem suas estratégias não basta: é necessário implementá-las da melhor maneira possível. Pesquisas da HSM comprovam que a implementação da estratégia é uma das principais preocupações dos CEO´s hoje em dia, senão a maior.


Falando um pouco sobre a Gestão, podemos defini-la como uma disciplina, ou seja, um conjunto de conhecimentos estruturados, cujo foco é a obtenção de resultados, ou seja, é intervir para que se alcancem os resultados planejados. Estratégia e Gestão são disciplinas complementares entre si, porém muitas vezes as empresas estabelecem foco exagerado em somente um dos lados, o que tende a causar desvios de curso na execução da estratégia. Torna-se evidente então, a necessidade de aplicar o mesmo nível de energia para a Estratégia e para a Gestão.


A Gestão deve garantir a implementação do que foi efetivamente estruturado e definido na estratégia, bem como avaliá-la e revê-la constantemente possibilitando que o planejamento estratégico conecte-se com a realidade do dia-a-dia. Para o sucesso da implementação da estratégia o envolvimento das pessoas que irão executá-la é fundamental. Mantê-las alinhadas e capacitadas a pensar sistematicamente sobre o futuro e não somente as ações do presente é fator essencial.


Para garantir que a gestão ocorra de maneira integrada, é necessário que os processos operacionais sejam identificados, analisados, otimizados e formalizados. A partir do mapeamento dos processos é possível identificar os indicadores operacionais da empresa.


Além disso, é preciso identificar, acompanhar e controlar continuamente os indicadores estratégicos da organização oriundos de seu planejamento.


Imagine um avião tentando pousar num dia de forte chuva, onde não se têm visibilidade perfeita da pista. Se o piloto não tivesse nenhum indicador mostrando a velocidade e a altura da aeronave, a velocidade do vento, o nivelamento do avião em relação à pista, entre outros, o pouso seria impossível.


O mesmo ocorre nas empresas, por isso é preciso identificar, definir e monitorar os KPI´s (Key Performace Indicators) que são os indicadores estratégicos de desempenho. É muito importante que eles não fiquem restritos somente as informações financeiras (faturamento, margens, resultados), mas que outros aspectos sejam monitorados otimizados, como por exemplo, capacitação, turn-over, desempenho de mercado, produtividade, logística, etc. Mais que isso, o grande segredo é conectar os indicadores estratégicos com os indicadores operacionais da empresa. Com isso, as pessoas conseguem materializar as diretrizes do planejamento estratégico em termos operacionais e o alinhamento com as metas é total.


O alinhamento entre estratégia e gestão é o grande desafio para as organizações na busca da melhoria de performance, diante disso a gestão por indicadores é fundamental para permitir a mudança no ambiente corporativo que passa a encarar os problemas como desafios e a criar no presente as possibilidades vencedoras do amanhã.


O momento de revisar as suas estratégias e avaliar a gestão de seus negócios é agora!



Sobre o autor:

André Vidmar é Sócio-Consultor da Soluções Certas Consultoria e presta serviços de consultoria em empresas dos mais diversos segmentos. É especializado na elaboração e implementação do planejamento estratégico com o Balanced Scorecard. Ministra palestras e cursos sobre Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, Custos, Formação de Preço, Balanced Scorecard e Matemática Financeira.

WhatsApp-icone.png

FALE CONOSCO

bottom of page