top of page

Planejamento sucessório: o que as empresas precisam fazer hoje para sobreviver amanhã?

  • Foto do escritor: Depto. Comercial Oficina de Franquias
    Depto. Comercial Oficina de Franquias
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura

Mais de 90% das empresas brasileiras são familiares e apenas 30% chegam à segunda geração, segundo o IBGE. Com 72% delas ainda sem um plano sucessório formal, André Vidmar, especialista em planejamento estratégico e fundador da Soluções Certas, empresa parceira da FIA Business School, explica como conduzir um processo sucessório de forma estruturada.


ree

Apesar de ser um dos temas mais sensíveis no ambiente empresarial, o planejamento sucessório ainda é negligenciado por grande parte das empresas brasileiras. Dados do IBGE mostram que, embora mais de 90% das empresas no país sejam familiares, apenas cerca de 30% conseguem chegar à segunda geração. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), 72% das empresas familiares brasileiras não possuem um plano de sucessão para os cargos-chave, além disso, uma outra pesquisa da PwC Brasil revela que 44% das empresas familiares brasileiras não possuem um plano de sucessão estruturado, o que pode comprometer a continuidade do negócio, gerar conflitos internos, destruir o valor da empresa e comprometer o patrimônio (familiar inclusive), após a saída dos fundadores.


“A sucessão empresarial deve ser tratada como parte da estratégia de crescimento e perenidade da empresa, e não como um tema emocional ou apenas familiar. Planejar essa transição com antecedência garante estabilidade, confiança do mercado e preservação do legado construído”, afirma André Vidmar, especialista em planejamento estratégico e fundador da Soluções Certas, empresa de consultoria empresarial parceira da FIA Business School.


Segundo Vidmar, é comum que empresários deixem o assunto para depois, por acreditarem que ainda há tempo ou por receio de lidar com questões internas delicadas. No entanto, adiar a decisão pode ser um erro caro. “A sucessão não acontece de um dia para o outro. Ela exige uma gestão muito bem alicerçada, a implementação do sistema de governança corporativa, além da preparação dos sucessores e sucedidos e da adaptação gradual da cultura empresarial.”


Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), o primeiro passo para a implantação de um processo de sucessão é reconhecer que a sucessão não é um evento, mas sim um processo contínuo, que deve ser construído com base em uma estrutura de governança corporativa sólida.


A implantação do sistema de governança corporativa, aliada a construção de um plano sucessório claro, que inclua a definição de critérios objetivos para a escolha de sucessores, a profissionalização da gestão e o acompanhamento contínuo do processo, é fundamental. O envolvimento de consultorias externas pode ajudar a mediar conflitos e trazer uma visão técnica e imparcial colaborando de forma relevante para todo este processo.


“A continuidade do negócio depende da capacidade de preparar tão bem a governança e a gestão, para que a sucessão passe a se tornar apenas mais uma etapa a ser cumprida dentro de um planejamento empresarial de longo prazo.”, conclui Vidmar.


Na Soluções Certas, atuamos ao lado de empresas que buscam estruturar e fortalecer sua governança corporativa e seus processos de sucessão, focando na perenidade, harmonia societária e no crescimento sustentável. Aliando nossa experiência de mercado à robustez da FIA Business School, oferecemos soluções que conectam visão estratégica, cultura empresarial e continuidade dos negócios. Entre em contato!


 
 
 

Comentários


WhatsApp-icone.png

FALE CONOSCO

SOLUÇÕES CERTAS_LOGO ATUALIZADO_2020_1

Av. Sagitário, 138 | Torre City

Sala 213 - Alphaville Conde II

Barueri - SP | CEP 06473-073

Atendimento
Siga nossas redes

Segunda à sexta

das 9h às 18h

  • Facebook Soluções Certas
  • Instagram Soluções Certas
  • LinkedIn Soluções Certas
whatsapp amarelo_Prancheta 1.png

© 2023 Soluções Certas por Agência NVK                          Todos os direitos reservados.

bottom of page